domingo, 21 de dezembro de 2008
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Coisa de menino
O que é fimose:
É a dificuldade de expor ou descobrir a glande ("cabeça" do pênis), porque o prepúcio
("pele" que recobre a glande, a cabeça do pênis) tem um anel muito estreito.
Por que as crianças têm fimose:
Além dos casos vistos ao nascimento, o motivo mais comum são as assaduras (dermatites
amoniacais), causando postites, e cicatrizes (fibrose); como cicatrizes sempre retraem a pele, isto torna o anel prepucial mais estreito.
Também existem casos de crianças em que os pais, preocupados com a aderência normal
entre a glande e o prepúcio, fazem "massagem", forçando a pele, e ocasionando pequenas fissuras (microtraumatismos), que ao cicatrizarem tornam o anel estreito, e aí formam uma verdadeira
fimose.
Não se deve fazer exercícios ou massagens para ajudar a "abrir" o anel da pele?
Não, pois podem ocorrer fissuras (“rachaduras”) com dor, inflamação local e até
sangramentos, e a cicatrização pode levar a um maior estreitamento da abertura no prepúcio.
Como previnir a fimose:
A melhor prevenção é ensinar aos pais como realizarem a higiene genital, sem fazerem
"massagens ou exercícios", e reconhecendo e tratando adequadamente as dermatites amoniacais
(assaduras) e as postites.
Fonte
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
O meu melhor presente
Filho, hoje é meu aniversário e você é o meu melhor presente, o meu tesouro, o meu maior investimento.
Antes de você não podia imaginar que existisse um amor tão grande.
Este é um aniversário especial, tenho vc comigo - ano passado ainda estava dentro da barriga :)
Te amo, pra sempre!
Mamã
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Brincadeira de bebê
Você é daquelas pessoas que compram diversos brinquedos para o seu filho em busca de diferentes estímulos e de um rápido desenvolvimento? Pois saiba que os brinquedos preferidos dele podem não estar nas lojas.
O aprendizado infantil ocorre de maneira natural, por imitação dos adultos e pela interação com o meio em que a criança vive. Isso significa muita interação com os pais e uma curiosidade inata de pegar os objetos que a rodeiam.
Mais que encher a casa de brinquedos, sente-se e divirta-se com o seu filho, entrando no mundo de faz-de-conta dele. Faça torres com algum tipo de peça (que podem ser até o que você leva na bolsa, e não brinquedos) e depois desmonte tudo com o bebê.
Dance com ele no colo. Encha e esvazie caixinhas. A sua presença e a novidade de mexer com algo diferente dos brinquedos de sempre é que darão prazer ao bebê.
Fonte: revista Crescer
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Cuidado redobrado
Pedro está VIRADO, engatinha a casa inteira, fica de pé sozinho segunrando nos móveis, mexe em tudo, não para quieto!!!
Dicas de segurança para bebês de 6 meses a 1 ano:
QUEDAS
Ele engatinha ou já se coloca de pé, tateando nos móveis? Imagine, então, todos os lugares onde possa se apoiar e veja se são seguros. Berços com o estrado alto e espaço muito grande entre as grades, escadas, mesas de quinas pontiagudas e tampos de vidro, abajures, vasos com plantas, objetos decorativos pesados, miniaturas, aparelhos de vídeo e som, plantas ? tudo, enfim, que possa provocar um tombo ou cair sobre o bebê. Evite usar andadores que, além de atrapalhar o desenvolvimento do equilíbrio, facilitam os acidentes. Cuidado, também, ao erguer seu filho do chão: nunca pelos braços, que pode causar luxação nos cotovelos. Levante-o pelas axilas.
Atenção ao encerar o piso, retirando o excesso de cera. Verifique, também, farpas soltas, no caso do chão de taco ou tábua corrida. E, lembre-se: ele não pode ficar um minuto sozinho no banho e nem na troca de fraldas. Também não convém que seja carregado no colo por outra criança; qualquer distração é tombo certo.
QUEIMADURAS
Sinal fechado para o bebê na cozinha, principalmente próximo ao fogão. Se o forno estiver ligado, não deixe que ele passe por perto. Panelas em uso, somente com os cabos virados para dentro, fora do alcance da criança. Mantenha os aparelhos elétricos em local bem alto; não fume, risque fósforos, ligue acendedores automáticos ou segure recipientes com líquidos e alimentos quentes quando estiver com seu filho no colo. Na hora do banho, continue atenta à temperatura da água.
CHOQUES
Fios, tomadas, interruptores. E uma mãozinha sempre por perto, mexendo no que vê pela frente. Cubra tudo com protetores próprios, nada de fiação solta pela casa. Antes de colocá-lo no chão para brincar, retire qualquer objeto que possa oferecer riscos. Caminho livre para o bebê!
Continuam valendo os brinquedos maiores, que não se desmontam em pecinhas. Material atóxico, leve, macio, formas arredondadas. Em madeira, também, desde que não sejam pesados. No caso das bonecas, cuidado para que não soltem olhos, prendedores de cabelos, pulseirinhas e outros detalhes. Carrinhos também devem ter as rodas e assessórios bem presos, difíceis de serem arrancados. Cuidado, ainda, com bolas de encher. Ele pode levar à boca e se sufocar, tentando engoli-las.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Vamos ajudar Clara
Talvez algumas mamães já conheçam a história da bebê Clara, foi capa do jornal Diário de Pernambuco no mês de setembro de 2008.
domingo, 19 de outubro de 2008
9 meses
Juntando o polegar ao indicador, os dedos funcionam como uma pinça para pegar pequenos objetos. É um dado da evolução tão importante quanto a primeira palavra e o primeiro passo. Essa é uma das diferenças motoras entre o homem e o macaco.
Bate palmas e dá tchau. Balbucia constantemente para ouvir a própria voz e se diverte quando imita sons, como o tossir, por exemplo.
Destaque:
Quando perguntado "onde está o papai?", vira a cabeça, procurando por ele. Isso revela que, a partir de agora, o bebê é capaz de guardar algumas imagens na memória. Até então, ele só conseguia se recordar da pessoa quando ela aparecia na sua frente.
Fonte
E mais:
Engatinha bem e adquire mais força nos pés. Começa a manifestar sua personalidade com mais clareza e gosta de ser o centro das atenções. Agarra-se à móveis e consegue se levantar. Acha brinquedos escondidos. Já começa a empilhar cubos. Adora jogar objetos no chão e vê-los cair.
Fonte
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
DIA DA CRIANÇA
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Acabou de acordar - 6h da manhã!
Aí vai um vídeo de Pedro no berço, tinha acabado de acordar...com a corda toda!
Novidade: começou a engatinhar na segunda-feira passada, depois posto fotos ;)
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Televisão: pode?
Em uma declaração publicada, Frederick Zimmerman e os outros pesquisadores enfatizaram a relevância do tempo. Eles concordam que assistir televisão desperdiça o "tempo alerta" dos bebês, já que eles dormem cerca de 12 horas por dia. Os pais podem passar o tempo que o bebê está acordado de uma forma melhor ao falar "palavras características de bebês", que ajudam os bebês a desenvolverem a linguagem, e ao envolvê-los em atividades interativas que a TV não é capaz de proporcionar. A interação física e social permite que os bebês se valham de dicas sutis que também ajudam o desenvolvimento da linguagem. A American Speech-Language-Hearing Association (Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição) recomenda uma série de exercícios para auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos bebês, incluindo fazer uso do contato visual, participar de conversas, brincar de "jogos com os dedos", como esconder e achar, e ler para a criança. Caso estejam sozinhos, jogos como brincar com blocos são benéficos.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Chef quer incluir pratos feitos com leite materno no cardápio
O suíço Hans Locher está procurando, por meio de anúncios na imprensa local, mulheres que vendam leite materno e promete pagar cerca de R$ 25 por litro.
Locher disse que quer usar o produto em seu restaurante para fazer sopas e também pratos típicos suíços como o "Zürcher Geschnetzeltes", uma espécie de estrogonofe típico da região de Zurique.
"Se todos crescemos com o leite materno, por que não inclui-lo na nossa dieta alimentícia", questiona o chef de cozinha.
Multa
O dono do restaurante Storchen em Iberg, perto da fronteira com a Alemanha, disse que já testou o ingrediente inusitado em alguns pratos, e que eles ficaram "excelentes".
No entanto, Hans Locher poderá entrar em conflito com as autoridades locais, que não gostaram nada da idéia.
Rolf Etter, químico responsável pelo controle de qualidade de alimentos no cantão de Zurique, diz que o leite materno não está entre os produtos de laticínio que podem ser usados na produção de alimentos.
Na opinião de Etter, o chef de cozinha corre o risco de ser multado por não observar a legislação que controla a qualidade dos alimentos.
No entanto, o químico admite que o uso do leite materno não é explicitamente proibido.
O chef suíço diz que está disposto a correr o risco.
Fontesexta-feira, 19 de setembro de 2008
Batizado
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Primeira viagem - Recife-PE
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
O que é um menino?
Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para. As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, um menino é um conversa-fiada intrometido e amolante. Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.
Um menino é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro - e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvetes, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água (no seu "habitat" natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Não partidário de catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e hora de dormir.
Ninguém se levanta tão cedo, nem chega, tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maça comida peta metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um cruzeiro, um estilingue e um fragmento de substância ignorada.
Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora do seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-lo de sua mente. Queira, ou não, ele é seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão - um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrencas. Mas quando ã noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Alo Papai!"...
Alan Beck
sábado, 23 de agosto de 2008
Roséola infantil
Pedro teve ROSÉOLA, 3 dias de febre alta, chegou a 39,9ºC! E depois disso apareceram as "pintinhas" vermelhas no corpo. Foram dias de muita preocupação, muito antitérmico e muito banho frio!!!
A roséola costuma aparecer na Primavera e no Outono, por vezes em surtos locais. A causa mais frequente é o herpesvírus 6, um dos vírus que provocam herpes.
Aproximadamente 30 % das crianças apresentam uma erupção à medida que a febre desce. Esta é vermelha e plana, mas pode ter áreas elevadas, principalmente no peito e no abdómen, e menos extensivamente na cara, nos braços e nas pernas. Não dá comichão e pode durar entre algumas horas e 2 dias.
O médico faz o diagnóstico baseando-se nos sintomas. Normalmente, não são necessárias análises de anticorpos nem culturas do vírus.
Fonte
PUBLICIDADE
sábado, 9 de agosto de 2008
Feliz dia dos pais, meu papaizinho!
Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?
Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?
Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho,
eu te fiz exemplo!
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Brinquedo ideal para bebê de 6 meses a 1 ano
Quando um bebê já consegue sentar-se está pronto para brincar com cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, com copos ou caixas que se encaixam uns dentro dos outros e com brinquedos ou argolas empilháveis.
O desenvolvimento social da criança é expressivo no oitavo mês. Ele já participa ativamente de brincadeiras como esconde-esconde e troca sinais com os adultos. Os pais podem introduzir brincadeiras como fazer caretas e sons para a criança imitar, bater palma, brincar de pegar e soltar e colocar o bebê a cavalo sobre a barriga. Brinquedos para martelar, empilhar e desmontar podem distrair a criança durante certo tempo.
PUBLICIDADE
sábado, 26 de julho de 2008
6 meses
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Sorriso de bebê tem efeito de droga na mãe, sugere estudo
A equipe de especialistas, do Texas Children's Hospital, realizou uma experiência com 28 mães de primeira viagem, cujos filhos tinham entre 5 e 10 meses de idade.
As voluntárias foram submetidas a exames de ressonância magnética enquanto olhavam fotografias de seus próprios filhos e de crianças desconhecidas.
Algumas fotos mostravam as crianças sorrindo, enquanto outras revelavam expressões neutras ou de tristeza.
O exame mostrava o fluxo sanguíneo nos cérebros das mães e as áreas cerebrais mais ativadas na medida em que elas olhavam as fotos.
Dopamina
Os cientistas verificaram que ao ver imagens de seus filhos sorrindo, áreas do cérebro associadas à recompensa e prazer ficaram "ligadas" ao mesmo tempo em que observaram o aumento da produção da substância química dopamina.
A dopamina estimula o sistema nervoso central, produzindo adrenalina, e está por trás da dependência em jogo, álcool e drogas.
"Estas são as mesmas áreas que foram ativadas durante outros experimentos ligados a dependência de drogas", disse o coordenador da pesquisa, Lane Strathearn.
A força da reação cerebral variava com a expressão facial dos bebês, acrescentou Strathearn.
Os cientistas verificaram maior atividade cerebral quando as mães viam as fotos de seus filhos sorrindo. Ao ver expressões de tristeza em seus bebês a reação do cérebro era bem menor.
Os pesquisadores também observaram poucas diferenças entre as atividades cerebrais das mães quando viam fotos de seus bebês chorando e suas reações ao ver imagens de crianças desconhecidas chorando.
Os especialistas afirmam que o estudo, divulgado na publicação científica Pediatrics, pode explicar a forte ligação entre mães e filhos.
"A relação entre mãe e filho é crucial para o desenvolvimento da criança e algumas vezes essa ligação não se constrói normalmente", disse Lane Strathearn.
"Negligência e abuso podem resultar em efeitos devastadores para o crescimento da criança", completou o pesquisador.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
O “dia da separação”: a primeira ida à creche
Colocar o filho na creche tão prematuramente pode parece um retrocesso na cabeça das mamães, mas se a escolha da escolinha for bem feita, um lugar em que a mamãe sinta-se segura para deixar seu filho enquanto trabalha, o local poderá ser um espaço de grande desenvolvimento para criança e aprendizado para a mamãe. Já pensou nisso?
A inserção da criança na creche é um dos momentos muito importantes na vida da criança e da mamãe. É a primeira separação real dos dois, marcando a sua entrada no mundo social. Claro que isso não pode acontecer de forma brusca.
Aos poucos a mamãe verá ações importantes que a criança levará para toda a vida, como a convivência social, começando o processo de amizade, de divisão e colaboração mútua, desenvolvimento da linguagem e de conhecimento do mundo. Brincadeiras entre crianças, normais em creches, contribuem para acelerar o processo de socialização.
Dicas
Dizer a verdade é sempre importante. Não deixe a criança na creche dizendo que vai ao banheiro e já volta. No dia seguinte seu filho não acreditará em você.
Antes de matricular seu filho na creche, conheça várias e assim decida qual te deixou mais segura para o desenvolvimento do seu filho.
A imunidade da criança pequena ainda não é total. Se as doenças na creche forem muito freqüentes acarretando perda de peso, é melhor deixá-la em casa.
5 meses
Fonte
terça-feira, 10 de junho de 2008
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Babá, avó ou berçário?
Um dos mais difíceis é decidir com quem deixar seu bebê
Qual é o ideal?
Avó– Antigamente era a primeira opção. Mas hoje ou elas não estão em casa porque também trabalham ou moram longe.
Prós: É uma pessoa da família, o que pode ser garantia de uma relação de afeto e de educação condizente com o que os pais desejam.
Contras: Exige uma relação aberta para não haver tensão no momento de estabelecer limites à criança. Pode não ter mais agilidade de antes.
BABÁ – É um ser estranho na família e exige certa dose de sorte para dar certo.
Prós: Segue o que os pais recomendam. Mantém a rotina da casa. Evita a correria da manhã para sair de casa. Flexibilidade de horário.
Contras: É difícil encontrar alguém em que se confia e pode ter hábitos e costumes tão diferentes da família que gerem conflitos.
BERÇÁRIO – Hoje tenta não ter mais a imagem de ser somente um local que fica com a criança, oferecendo os mais diversos serviços.
Prós: Existem vários profissionais da área de saúde e pedagogia. Não há problemas com faltas e pode ter os cuidados fiscalizados por alguém o tempo todo.
Contras: A criança fica muitas horas fora de casa. Aumentam as chances de adquirir alguma doença por estar mais exposta a vírus no convívio com outras crianças e adultos. Menos flexibilidade de horário.
Fonte
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Assadura
A assadura ou Dermatite das Fraldas é uma inflamação cutânea causada por uma reação às fortes substâncias químicas e enzimas das fezes e da urina, aliada ao acúmulo de calor gerado por essas substâncias. A fralda faz com que essa mistura tóxica fique em contato com o bumbum de seu filho.
Se seu bebê tem uma assadura de contato - causada por uma reação a fezes, urina, sabonete, fralda descartável, calça plástica e/ou diarréia - a área ficará dolorida e sensível. A pele ficará vermelha e irritada. Talvez haja áreas inchadas e ulcerações superficiais. A pele poderá estar seca e descascar, com manchas descoloridas. Se seu filho tiver assadura por fungo - causada pela presença de Candida albicans no trato intestinal - a pele estará macia, brilhante e muito vermelha. As bordas das lesões e erupções estarão bem definidas e talvez haja pontos espalhados na área inguinal (virilha). Peça ao seu médico para diagnosticar a erupção, para que você possa tratar o problema corretamente.
A assadura é comum. Embora possa ocorrer em qualquer época que seu filho esteja usando fraldas, a idade mais propícia à assadura é em torno dos primeiros nove meses. Certos fatores aumentam o risco de assadura. Antibióticos, desidratação e diarréia, por exemplo, tornam a pele mais vulnerável a assaduras. O uso de fraldas descartáveis, além de contribuir para o problema do lixo não-degradável, também aumentou a incidência de assaduras. As crianças que usam fraldas descartáveis são mais propensas a assaduras do que as que usam fraldas de pano.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
4 meses de pura gostosura :)
Quarto mês
Expandir os horizontes
O nenê começa a se sentir um agente ativo dos acontecimentos e já consegue se antecipar - vê você entrar no quarto e, mesmo que não saiba sentar, move a barriguinha e os braços em sua direção. Surgem as expectativas, e ele conta com a outra pessoa para responder a seus movimentos: com a mamãe ele brinca de um jeito, com o papai de outro. "É o início de um processo de diferenciação", observa a psicanalista Anne Lise. "Agora o bebê já se vê um pouquinho como um e enxerga a pessoa um pouquinho como o outro. " Ele explora cada vez mais as relações do seu corpo com os objetos - que adora pegar e "provar"com a boca. Se o pequenino chorar à noite porque está sem a mamãe, vá até ele quantas vezes forem necessárias, faça um carinho para acalmá-lo, mas não o pegue no colo - é assim que o filhote aprende a ficar sozinho numa boa.
O que você pode fazer: elogie cada progresso do seu filho para estimulá-lo a ultrapassar os limites e conseguir novas vitórias. É importante a ênfase na modulação da voz para que o pimpolho entenda sua mensagem. O que você precisa evitar: não o deixe muito tempo no carrinho ou no berço. Mesmo que ainda não sente nem ande, ele precisa mudar de ambiente para expandir seus horizontes. Uma idéia é colocá-lo na grama sobre um edredom, cercado de brinquedos, no solzinho da manhã.