terça-feira, 23 de novembro de 2010
Prepare o primogênito para a chegada do irmão
Nada como um bom papo para explicar que a família vai ganhar um novo integrante.
Por Paula Desgualdo
Não é fácil para uma criança entender e aceitar que os pais optaram por ter outro bebê. Para ajudá-la a digerir a idéia e mostrar que seu espaço na família não está ameaçado, a regra é soltar o verbo. “Falar é sempre a melhor alternativa, independentemente da idade”, ressalta Ada Morgenstern, professora de psicanálise da criança do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. O que muda, conforme a idade, é o tom da conversa.
Se o pequeno só balbucia o bê-á-bá, não adianta apostar em longos discursos. Nesse caso, é preferível esclarecer, por exemplo, que a barriga da mamãe irá aumentar porque ali está crescendo um irmãozinho. Já os maiores são capazes de compreender que o bebê a caminho será um ser com necessidades e sentimentos próprios. Desde o momento da notícia, inclusive, os pais podem estimulá-los a compartilhar, no futuro, uma parcela de responsabilidade em relação ao caçula – sem forçar a barra ou sobrecarregá-los, é claro.
Apesar de o ciúme ser inevitável, as reações do filho estão diretamente associadas à forma como os pais encaram a gravidez. Por isso, nada de transmitir insegurança. “A melhor maneira de contar é envolver a criança e criar a possibilidade de que a situação nova seja boa para ela”, aponta Luciene Tognetta, do Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Uma dica: no período próximo ao nascimento do novato na família, evite fazer transformações bruscas no cotidiano do mais velho. “A chegada do irmão já é uma mudança muito dura para ele”, afirma Luciene. Colocar na escola, tirar o bico da mamadeira ou alterar a decoração do quarto pode dificultar esse momento de transição na vida do pequeno.
Fonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Ótima blog para pai de primeira viagem como eu!
Adorei os posto principalmente do refluxo!
Para vocês mamãe e papai de primeira viagem como eu, aposto que estão tendo dificuldades para achar alguns produtos que sempre sonharam para o seu bebê.
Encontrei um site bem legal de produtos para bebê, Lojas de Bebe.
Olá!! Vou ser mamãe. estou com 5 meses e ainda não sei o sexo do bebe; Estou procurando por blogs de mães/garvidas como eu e encontrei o seu.
Passa lá no meu. um beijo
por enquanto aqui em casa Nina reina absoluta e por mim assim ficaremos felizes p sempre!!! Nao pretendo ter outro mas sei la se a ideia muda né nao??
Acho q o 1o filho deve sentir muito a chegada do 2o e qti mais novo imagino q seja maior este sentimento.
Nos 9 meses de gravidez mamae e papai devem sim ir aos poucos conscientizando o "mais" velho afinao nao deve ser facil.
Eu sou a mais vekha mas nao me lembro de qdo minha irma nasceu, eu ja tinha 3 anos mas a chegada do meu irmao 10 anos mais novo q eu lembro demais e amei, ele era o meu bebe/boneco vivo.
Bjks p familia
parabéns à mamã e à família ;) aproveito para deixar aqui um site que poderá tirar algumas dúvidas às mamãs http://bit.ly/fCE4kA
Ju, como estás?
Bebê enorme! pela foto...
Tudo de bom querida!
TENHO 2 FILHOS, E O MEU MAIS VELHO É UM AMOR COM A IRMÃ, ELE SEMPRE ME AJUDA, QUANDO PRECISO CUIDAR DELA. ISSO FACILITOU A CHEGADA DA MINHA FILHINHA
Que lindo seu blog! Amei
To começando agora! Passa lá e me visite tbém!
Um grande abraço
Sandra
O tal do ciumes é um problemaaa!
Que alegria e receio do ciumes...
muito legal o post, o ciumes e a insegurança do mais velho é inevitável. Mas com jeitinho, participando junto da gravidez, vai entendendo que a chegada do irmãozinho será boa para ele também...
O seu filho adora desenhar?
Então aproveite para participar do 2º Concurso Papai Amigo do Peito Farmácias Pague Menos. http://migre.me/adpMu
O seu filho adora desenhar?
Então aproveite para participar do 2º Concurso Papai Amigo do Peito Farmácias Pague Menos. http://migre.me/adpMu
Postar um comentário