sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Limpo, mas nem tanto
Experimentar e testar estas sensações são importantes para o equilíbrio da saúde física e emocional.
Recente estudo feito por cientistas britânicos comprova que o contato e a exposição à terra estimulam a felicidade, além de melhorar o humor. Pesquisas comprovam que pacientes tratados com bactérias, normalmente encontradas no solo e não prejudiciais à saúde, sentem significativa melhoria na qualidade de vida.
Isto não significa que os cuidados com a higiene devam ser ignorados, mas devemos salientar que não devem ser supervalorizados para permitir que a criança entre em contato com esse mundo tão rico.
A criança precisa viver com liberdade para experimentar o mundo que a cerca. É importante que tenha o seu momento de se lambuzar com um sorvete; de botar os pés no chão para sentir aquela gostosa sensação de pisar no chão de terra, de grama ou cheio de pedrinhas que lhe provocarão os sentidos, desafiarão o seu equilíbrio de tal forma que esta estranheza lhe permita aprender e olhar por "onde pisa" literalmente.
O bom senso é sempre um bom caminho na busca do equilíbrio. A criança precisa ser protegida, mas merece ter preservado o direito de brincar com a terra, com o barro, com a areia. Ela precisa se sujar até mesmo para poder aprender a se limpar!
Um bom começo é partir do princípio de que tudo pode ser limpo com água e sabão, então por quê não? A Roupa suja, podemos lavar; os pés ficam encardidos e o rosto se lambuza, mas podemos lavar. Enfim, não é justo lhes roubar este prazer de se sentir, de se explorar.
Fonte
Assinar:
Postagens (Atom)