sexta-feira, 7 de maio de 2010

Gengivoestomatite Herpética Aguda

Em novembro de 2009 Pedro teve Gengivoestomatite Herpética Aguda (GHA).
Foi um momento muito difícil, primeiro não tinhamos o diagnóstico, ele sentia muitas dores na boca, gengiva vermelha e "esponjosa", muitas aftas, 7 dias de febre, não comia e nem bebia água e por isso foi internado pra ficar no soro. Mas, graças a Deus...passou!!
Ah, nesta época, por causa das dores na boca, ele deixou a chupeta e a mamadeira.
Gengivoestomatite Herpética Aguda - Estomatite no bebê

Descrição
Infecção primária (primo-infecção) herpética, aguda, que acomete crianças e adultos jovens, caracterizada principalmente pelo surgimento de lesões vesiculosas e ulceradas na mucosa oral, língua e gengiva. Contágio: a transmissão é feita pelas secreções da orofaringe. Incubação: 2 a 14 dias.
Idade Predominante
Maior incidência ocorre entre 1 e 5 anos de idade, principalmente em crianças de creches, pela facilidade do contágio.
Tratamento:
O tratamento visa reduzir os sintomas.Recomenda-se uma boa higiene oral. Mesmo com sangramento e dor, a escovação completa e suave das gengivas é importante para reduzir as chances de uma infecção secundária, provocada por bactérias normalmente existentes na boca.
A dieta deverá ser bem equilibrada e nutritiva, com alimentos leves e não condimentados, para diminuir o desconforto na ingestão das refeições.

Expectativas (prognóstico):

As gengivoestomatites variam de moderadas e levemente desconfortáveis a graves e doloridas. Em geral, as úlceras se resolvem em 2 ou 3 semanas, com ou sem tratamento, embora este possa reduzir o desconforto e apressar a cicatrização.
Fonte:
Mais informações:

O que é e a que se deve a gengivo-estomatite?
A gengivo-estomatite é uma infecção muito contagiosa, auto-limitada, que se deve a um vírus - herpes simples tipo 1. Manifesta-se sobretudo em crianças, entre os 6 meses e os 5 anos de idade. A infecção transmite-se por contacto e tem um período de incubação de 2 a 12 dias.

Sintomas
Os sintomas da gengivo-estomatite incluem mais habitualmente:
Febre elevada
Irritabilidade
Recusa alimentar
Presença de pequenas lesões (vesículo-ulcerativas) dolorosas, nas gengivas, lábios e língua
Mau hálito
Produção excessiva de saliva
Aumento de volume dos gânglios sub-maxilares
Normalmente a doença mantém-se durante cerca de uma semana. Simultaneamente ocorre alguma perda de peso, que a criança recupera rapidamente depois da doença.

Tratamento
O tratamento da gengivo-estomatite tem como objectivo manter a criança o mais confortável possível e inclui:
Aplicação de desinfectantes e analgésicos locais
Administração de antipiréticos
Oferta de muitos líquidos a beber para garantir uma hidratação adequada.
Devem também ser introduzidas algumas alterações da dieta. Assim, os alimentos devem ser frios e moles, entre os quais leite, papas, gelatinas, sopa fria passada, fruta esmagada (banana, maçã). Devem ser evitados os citrinos pelo facto da acidez poder agravar as dores.

Nalguns casos em que não seja possível assegurar uma ingestão adequada de líquidos, poderá ser necessário internar a criança para hidratação através da administração de soros endovenosos.
Prevenção
Durante o período activo da doença, a criança não deve frequentar o infantário ou a escola, pelo perigo de contágio.

49 comentários:

Heloisa disse...

Ola! Minhas amigas, estou sofrendo junto com minha bb Isadora, pois ela tb esta com esta enfermidade e esta dificil, mas Deus nos dara força! Gostaria de saber como chama a pomada q anestesia o local.Se alguém souber...Bjs e ate mais

Unknown disse...

O nome da pomada é: GINGILONE
10g
Uso adulto e pediátrico.
Ação anestésica para alivio do desconforto bucal.

Unknown disse...

ola, estou sofrendo tb com meu filho esta com esta enfermidade, ja esta fazendo cinco dias, e o que ta me preocupando muito é que começou a ficar muito tristinho e dormindo de mais, sera que´normala/?

Ju mãe de dois disse...

Bruno, fale isso ao médico. O meu filho tb ficou "caidinho", acho q a febre e a falta de alimentação contribui para isso.

Mas, converse com o médico q está acompanhando.

Calma, paciência, atenção para evitar desidratação e confiança...vai passar!!

Juli

Unknown disse...

Tô arrasada, meu filho esta com isto e a 4 dias não come sólidos e bem poucos líquidos. Como se lida com a raiva da escola por ter sido lá que ele pegou? Alguém sabe me dizer se é como um herpes que pode ser recorrente?

Isabel

Anônimo disse...

Gente eu sou luciana minha filha Beatriz esta com esse probleminha tbm é muito triste desesperador ver seu bb sofrendo ela ja esta com 7 dias espero que passe logo,e obrigada adorei as onformações do site ...

José Alexandre disse...

Olá amigos,
Tenho gêmeos e infelizmente os dois pegaram esta doença, em um foi tranqüilos, mas no outro esta difícil. Não consegue dormir pelas dores na boca. Estamos no quarto dia.

adriana maria disse...

oi gente meu filho infelismente esta com esse probleminhas mas ja esta melhorzinho,ja esta no 10 dia,nele foi muito forte,e muito doloroso ,nossa pensei q iria morrer de ver meu filho assim, mas agora esta melhorando .bjos

Anônimo disse...

Ola, minha Gabi ta com estomatite..herpética, nossa ela ta dormindo muito mal, alem de querer comer e nao conseguir...muito triste.Estamos no 6 dia mas ainda nada de melhorar...

biabaratta disse...

Olá, Meu pequeno está há quatro dias com esse problema. Há duas noites não dorme direito. Passa muito tempo chorando, irritado e esta comendo e bebendo muito pouco. Eu, sinceramente faria qualquer coisa para estar no lugar dele. Não aguento ve-lo tentando comer e deixando de lado por esta r sentindo dor. O pior, é que até para fazer a medicação é complicado. Porque ele nem sempre toma de bom grado e quando pego na marra, depois de infindáveis conversas e tentativas frustradas de faze-lo tomar sem problemas...ele chora até vomitar. Tô ficando louca com isso.Já não sei que estratégia usar para driblar a birra...

Roberta disse...

Boa tarde!
Meu nome é Roberta e minha filha Heloisa está sarando deste problema. Tudo começou dia 20/08 e logo no dia seguinte sua boca sangrou bastante. A semana foi bem complicada pois ela chorava, gritava, esperneava e até batia em mim e jogava as coisas no chão. Só melhorou mesmo depois que voltou a tomar o ibuprofeno e comecei a limpar sua boca com bicarbonato diluído em água. Ela ja se alimenta bem e fica pouco irritada (imagino agora que seja manha.)
Abraços a todos e muita força.

Anônimo disse...

Ola pessoal, tbm estou passando por tudo isso que vcs ja descreveram, alem do remedio para febre e da pomada anestesica estou levando meu filho para fazer limpeza em um dentista, o que esta sendo muito bom, as limpezas diarias e profundas removem as placas de bacterias e apos a 2 limpeza ele nao teve mais febre porem ainda sobre bastante com as dores locais, o dentista tbm receitou uma limpeza com Violeta Genciana antes da 3 principais refeições e antes de dormir e um preparado de agua oxigenada 10 vol (uma colher de sopa da agua oxigenada para 3 de agua filtrada) esta para higienizar apos as 3 princpais refeições, para manter a boquinha sempre bem esterelizada e evitar o acumulo das bacterias, quanto as refeições esta dificil, descobri que ele aceita melhor sopas, as de legumes com carne bem suaves no tempero podem ser batidas no liquidificador por conta da dificuldade para mastigar e engolir alimentos solidos, uma alternativa para manter os pequenos nutridos, fora isso bastante agua e suco o dia todo. um abraço e boa sorte a todos...

Anônimo disse...

Tambem estou sofrendo com esse problema faz 6 dias que minha filha de 2 anos esta com gengivoestomatite, ela chora muito a noite com dores , alguem tem alguma solução que amenize as dores? e hj percebi que ela está com ínguas abaixo dos ouvidos, será por causa da gengivoestomatite tambem? por favor ajudem..

Anônimo disse...

Nossa meu filho de 1 ano e 4 meses tb está com a gengivo estomatite.... que judiação... está sofrendo muito...mas lendo todos esses comentários... percebo que a situação é a mesma para todos... precisamos de paciencia e dedicação para passar essa fase ... bos sorte para todos e melhoras aos nossos anjinhos.

tamires disse...

oi sou tamires meu bebe e portador da simdrome de daw descobri onten que ele ta com gingivite ja esou tratando mais a minha minha familia ta com medo de pegar mais tudo ele tem uma mae que nao tem medo de pegar que dele

Aline disse...

olá pessoal!!ontem levei minha bebe de 1 aninho para o pediatra dela, e ele constatou que ela esta com gengivoestomatite, nossa minha filha chora noites e dias já, e não sei mais o que fazer...tento de tudo, inclusive os anestesicos q ele me receitou, alguem tem algum método caseiro para me auxiliar, pq acredito q esses métodos são de mais resultado.agradeço.

Eliane disse...

Sou Eliane minha filha a gabi esta muito mal com essa doença é muito ruim estou arasada. Orem por mim pra que ela melhore.

Anônimo disse...

meu filho de um ano e dez meses está com estomatite herpética grave; hoje entramos no sétimo dia e está sendo o pior de todos porque ele não dorme e quer comer, mas não consegue; para piorar, de madrugada gritava de dor e às cinco da manhã resolvemos ligar para o Dr. Adhemar (pediatra de Marília, um Santo) e ele, com toda atenção, nos informou que o bebê estava com cólica por ter ficado tanto tempo sem comer (dávamos soro e água numa seringa para hidratá-lo, na marra, ele gritava muito) e, após conseguir tomar cinco danoninhos e coca-cola causou cólica; espero que, como todos dizem, no décimo dia ele melhore; é muito sofrimento.

Anônimo disse...

ola meu nome e janaina recentemente minha pego esse virus minha bebe te 2 anos ela passava a noite gritando de dor nem agua ela conseguia beber,nao consegui falar passou 5dias sem falar nada so comia danoninho e gelatinha o remedio ki ela omou foi muito otimo com 4dias nos ja viamos resultado o nome e NISTATINA,e SIGMA CLAV mas agora gracas a DEUS e aos medicos minha filha ja esta melhor!!!!

Anônimo disse...

ola meu nome e janaina recentemente minha filha pego esse virus minha bebe te 2 anos ela passava a noite gritando de dor nem agua ela conseguia beber,nao consegui falar passou 5dias sem falar nada so comia danoninho e gelatinha o remedio ki ela omou foi muito otimo com 4dias nos ja viamos resultado o nome e NISTATINA,e SIGMA CLAV mas agora gracas a DEUS e aos medicos minha filha ja esta melhor!!!!

Anônimo disse...

ola meu nome e janaina recentemente minha filha pego esse virus minha bebe te 2 anos ela passava a noite gritando de dor nem agua ela conseguia beber,nao consegui falar passou 5dias sem falar nada so comia danoninho e gelatinha o remedio ki ela omou foi muito otimo com 4dias nos ja viamos resultado o nome e NISTATINA,e SIGMA CLAV mas agora gracas a DEUS e aos medicos minha filha ja esta melhor!!!!

Anônimo disse...

meu filho está com estomatite , no começo pensamos que era apenas aftas, mas elas começaram a aumentar, ele ficou sem comer 2 dias, eu ja estava desesperada, pensando que ele poderia ser internado, foi ai que minha amiga falou agora é com vc!!!
depois disso me deu um clique, eu comecei a força-lo a comer, e a tomar liquidos, sei que dói muito para comer, mas é para o bem dele...
passo hexomedine antes dele comer, a pomadinha gingilone, nistatina para tomar,e violeta, um remedinho roxo e antigo, graças a Deus ele esta melhorando!!!

Anônimo disse...

Que Deus abençoe e conforte todas essas crianças que juntos com a minha filhinha de 2 anos e meio ,sofrem muito com essa enfermidade horrível! Como todos já falaram... muita dor, muito muito choro, nada de comida (estamos dando a força e chorando junto com ela é horrível!), sangramento, remédio demais, muito remédio, a pediatra dela passou anti-biótico para evitar uma infecção segundaria, spray hexomedine para aliviar a dor local,analgésico Alivio , AD-Muc Pomada e ate um anti viral o Hervirax, também estamos fazendo a limpeza com bochechos de aguá rabelo ou solução com aguá oxigenada 10vol (uma colher para meio copo com aguá). È realmente muito desesperador, estamos todos muito abalados mas tentando de certa forma amenizar o sofrimento dela! Cura Jesus !

Anônimo disse...

minha filha esta com estomatite. estou sofrendo muito. ela dorme muito e nao come nada so bebe suca e água e come sorvete. com quanto tempo pode ser curado isso! e como se pega ela tem i ano e 8 meses

Keila vieira segantine disse...

Olá! Meu filho guilherme de 2 anos tb está cm esse vírus..ele já está no 8 dias de febre e nada passa..estou passando uma pomada que o meu prescreveu ad muc,mais ainda não obtive resultado,ele chora muito de dor..nossa estou doente junto cm ele,é miuito triste! Se alguém souber o nome de antiflamatório,porque ele so passou a pomada e tá demorando miuito,nem se quer alivia.obrigada keila segantine es

sayonara disse...

Ola meu filho se cham Akson Emanuel e so tem 4 meses e esta com essa duenca tao malva,doi tanto velo chora com dor quere aranca aquela dor dele mais nao pode hoje faz 3 dias q ele esta com esta doenca mais se Deus permiti daquia uns dias so existira a lembranca de q um dia ele existio no meu bebe,eu queria muito sabe se existe algum remedio q ele pode toma por ser tao novinhu? Alguem sabe me ajudem?

Anônimo disse...

Minha filhota esta com essa infermidade a tres dias.Nunca vi ela tao chatinha o pior e que naum existe nenhum rwmedio pra curar so para alivio e nem e tao eficaz mais com fé em Nosso poderoso Deus logo vai passar. Força mamaes.

Anônimo disse...

MEU FILHO DE 3 ANOS PASSOU POR ESTE PROCESSO DOLOROSO,JÁ TEM 15 DIAS E AGORA QUE ESTA TERMINANDO DE SARAR AS FERIDAS,MAS DURANTE O PROCESSO FICOU SEM COMER E BEBIA POUCO LIQUIDO.È UM ENFERMIDADE DOLOROSA E AGRESSIVA ACHEI QUE IRIA PERDER MEU FILHO DE VE-LO SOFRER TANTO.MAS USEI AS MEDICAÇÕES QUE O MÉDICO PASSOU E O RESTANTE É PACIÊNCIA E TENTAR DEIXA-LO MAIS HIDRATADO O MAXIMO QUE PUDER!ESSES COMENTÁRIOS AQUI POSTADO ME AJUDOU MUITO VALEU!

Anônimo disse...

oi gente, minha pequena de um ano e meio tbem pegou gengivoestomatite, o pediatra receitou ibuprofeno e decongex, alem do gingilone; como tbem trato com homeopatia, dei kali cloricum ch3, 2 gts 3x dia e nistatina (é mais facil de dar do que passar o gingilone), hoje é o 4. dia e ela está ótima, só continua babando muito por causa das feridinhas na boca, mas está ótima.

ELISANGELA disse...

ELISANGELA
Meu filho faz 6 dias que esta com essa enfermidade não deixa eu chegar perto de sua boca, não come e agora não quer nem agua estou quase enlouquecendo de ver ele assim,bom saber que falta poucos dias para acabar.

Anônimo disse...

OLÁ, MINHA FILHA MILENA DE 2 ANOS TBÉM ESTÁ COM ESTA ENFERMIDADE, NOSSA É HORRÍVEL VÊ-LA COM AS GENGIVAS TAPANDO OS DENTES... NÃO SE ALIMENTA DE SÓLIDOS FAZEM 7 DIAS. ESTAMOS SOFRENDO MUITO... PERCEBI QUE OS SINTOMAS COMEÇAM A MELHORAR APÓS 6 DIA, O QUE ME AJUDOU BASTANTE FOI O CHÁ DE FOLHAS DE MALVA (SIDA CORDIFOLIA L.) 20G DE FOLHAS PARA CADA 1 LITRO DE ÁGUA, COM UMA SERINGA FUI ESPIRRANDO NA BOCA E PEDINDO QUE ELA COLACASSE FORA... MAIS A POMADA MUD, ANÁLGÉSICOS PARA DOR E FEBRE E POR FIM ANTIBIÓTICO. SEM CONTAR, ORAÇÕES, VELAS E PROMESSAS PRA TODOS OS ANJOS E SANTOS... TADINHO DOS NOSSOS ANJOS... QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SITES COMO ESTES ONDE NÓS MÃES DESESPERADAS ENCONTRAMOS ALENTO. ABRAÇOS E BOA SORTE!!!

Anônimo disse...

Mminha filha está sofrendo muito... percebi que a pomada ad muc associado ao chá de malva( malva silvestrics)mais o bicarbonato com água foi o que melhorou...cuidado com medicamento com corticosteróde. ABRAÇOS

Layane disse...

Vejo que todos passamos pelo mesmo problema. Meu filho tem 1 ano e 2 meses, e está a uma semana, só começamos a medicá-lo na segunda-feira, pois a padriatra que o atendeu primeiro não sabia o que era. Vê se pode? Ele não dorme direito a noite, chora muito devido as feridas...
estamos tratando ele com ad-muc, alivium para não deixá-lo com febre e mal estar, e kaloba para deter o vírus, mas realmente é cortante vê-los assim. Que Deus proteja nossos bebês, e que essa tormenta passe logo.

Giuliana disse...

Olá, boa noite.
meu filho está na segunda estomatite..parece que essa está sendo pior, pois os picos de febre estão altos demais e ele tem chorado constantemente. O pediatra disse que nistatina nao é recomendado para estomatite e que infelizmente nao existe remédio que cure, somente a misericórdia de Deus e o tempo. Ele passou novalgina de 6hs/6hs e gingilone.. além disso faço tratamento com homeopatia, rhus tox e mercúrios vivos. Dizem que o ciclo dura de 7 a 10 dias.. haja misericórdia.. a gente fica podre junto..

Giuliana disse...

ah..uma coisa que tem ajudado. cozinho macarrão (espaguete) e isso ajuda mto meu filho, só assim ele tem comido. sorvete e água de côco costumam ajudar também

Anônimo disse...

Ola pessoal... o meu filho de 1ano e 7 meses esta quase curado da estomatite... o meu medico receitou profenide de 8 em 8 horas spray hexomedine e micostatim 3 vezes ao dia...foi otimo... graças a Deus.

Unknown disse...

Pessoal estou com o mesmo problema, meu filho tem 1 ano e 5 meses.Nao queria nada, comecei aos poucos, ele reclamava de cede, tenho em casa um seringa de 3 ml aguelas mais redondinha e dava agua na boca dele de seringa, ajudou muito. Para a fome tive q ir variando pois quando uma machucava a boca dele nao tinha como repetir o cardapio.

Unknown disse...

Meu filho ta com isso, ele tem um 2 ano e 7 meses, não me nada e toma muito pouco liquido. Estou desesperada não sei mais oque fazer, estou indo pró terceiro dia, e nada de melhorar. Ele não deixa chegar perto dele pea fazer a limpeza da boca. Oque fazer!?? Deixar nas maia de deus pra que ele olhe por esses anjos que pegam esse vírus tão dolorido! :(

Unknown disse...

Meus deus como é dolorido

Anônimo disse...

Eu estou usando água oxigenada 10 vol. espero uns 15 segundos e enxáguo a boca com água. A dor desaparece!!!!

Unknown disse...

Bom dia. A gengivoestomatite pode ocorrer duas vezes? Minha pequena teve ha uns meses atrás e parece que está ocorrendo novamente.

Anônimo disse...

Hexomedine Spray pode ser usado em BB de 11 meses??

Unknown disse...

Que pena que so vi esta postagem hoje, tao longe da datas em que foram feitos tambem os comentarios, mas eu recomendo a quem vir a ler daqui pra frente que com saude do ser humano nao se brinca. Eu tive um probleminha tao pequeno na garganta ha dois anos atras, e o medico me deu uma receita que entre tantos efeitos colaterais ainda dizia que a pessoa iria ter pesadelos, pensamentos suicidas, etc. Entao de la pra ca so faco tratamento com medicina alternativa. Sabe porque? o que eles receitam curam o problema na raiz e o medico alopata cura sim, mas te tras tantos efeitos colaterais que voce acaba contraindo outros tipos de doenca. Bom se cuide hoje pra nao sofrer amanha. E voce pode ate dizer como minha irma me disse um dia: "Eu pago Plano de Saude pra eles cuidarem de mim". Nao, eles nao cuidam de voce tao bem quanto voce pensa. Eles precisam que voce dependa deles pore voce ajuda a pagar o carro caro que ele usa, a casa que ele comprou e a faculdade dos filhos. Pense bem nisso. Sua saude e de seus filhos em primeiro lugar. E as consultas nao sao tao caras quanto se pensa.

Unknown disse...

Mamães, Minha filha com 3 anos está com gengivite herpética...a febre dura 7 dias... e depois do décimo dia a criança começa a comer... a gengiva continua inflamada... o processo de escovação é doloroso demais, sangra muito, mas infelizmente é necessário.

Unknown disse...

Olá mamães guerreiras....
Tenho uma filha de 2 anos e 3 meses que sofre com esse problema há um tempo, ela já teve umas 4x, dessa última x veio com um intervalo de um mês de uma manifestação para outra... sofremos muito ao vê-la assim, pedimos a Deus que transfira a doença pra gente.... ela tem febre, fica sem comer, a boquinha com várias bolhas e agora um novo sintoma: o sangramento (ela não teve das outras vezes), isso tem nos preocupado muito, mas esses comentários ajudaram a ficarmos mais tranquilos, pois percebi que o sangramento faz parte da gengivo-estomatite.
Na última x que ela teve, eu usei violeta genciana, nistatina e um spray anestésico... dentro de 5 dias houve uma melhora e ela voltou a comer e ingerir líquidos normalmente....
Mas, dessa vez a doença tá persistindo muito... levei na pediatra ela passou Profenit para inflamação, Bicarbonato de Sódio para limpeza e a pomada Gengilone, Dentro de 5 dias, minha filha parou de reclamar das dores e as bolhas desapareceram, mas agora veio o sangramento....Vou continuar fazendo os procedimentos de limpeza e ministrando os remédio que tinha parado pra ver se ela melhora, caso não melhore, levarei novamente a um pediatra....

Unknown disse...

Os meus filhos também tiveram, o melhor é um líquido que faz na farmácia chamado azul de metileno. É um líquido que se aplica nas gengivas 3 vezes ao dia.

Unknown disse...

estou nessa fase estou no 3 dia é orrivel demais ja fiz de tudo no desespero agora a tarde consegui aliviar lavo a boca dela com nisterine do que coloco bastante agua e fica fraquinho é o que esta aliviando no momento a febre nao passa de geito nenhum estou a 3 dias sem ir trabalhar e pelo geito so vou semana que vem minha princesa em primeiro lugar

Unknown disse...

Nossa estou passando por isso estou com medo pois faz 1 mês q ele ficou com estomatite e ficou internado e sofreu muito e agora isso já fui ao medico tô fazendo os procedimentos mais e muito complicado tá perdendo peso vou ter q internado e o melhor pra ele

Hannibal Melquart disse...

Encuentro algo bueno en la medicina herbal para compartir aquí con cualquier persona que padezca enfermedades como el vih, herpes, hepatitis o enfermedad de Lyme crónica, enfermedad de Parkinson, esquizofrenia, cáncer de pulmón, cáncer de mama, cáncer colorrectal, cáncer de sangre, cáncer de próstata. , siva.fatal factor de insomnio familiar fatal v mutación de leiden, epilepsia, enfermedad de dupuytren, tumor desmoplásico de células redondas pequeñas, diabetes, enfermedad celíaca, enfermedad de creutzfeldt-jakob, angiopatía amiloide cerebral, ataxia, artritis, escoliosis lateral amiotrófica, fibromialgia, síndrome de toxicidad por fibroquinolona lateral progreso osificante esclerosis, convulsiones, enfermedad de alzheimer, carcinoma adrenocortical, asma, enfermedades alérgicas, sida para el vih, herpe, copd, glaucoma., cataratas, degeneración macular, enfermedad cardiovascular, enfermedad pulmonar, agrandamiento de la próstata, osteoporosis, enfermedad de Alzheimer, demencia. lupus también. Dr. itua herbal hizo curar mi vih y me dio la esperanza de que él puede curar todo tipo de enfermedades, le creí) hago lo mejor de mí que puedo hacer, fui a un programa en áfrica occidental sobre moda en otro lado yo era VIH positivo. Caminé por un pueblo cercano para ver el horario de nuestro programa, luego encontré un letrero que decía centro de hierbas Dr. itua y luego les pregunté a mis colegas qué pasaba con este mismo hombre llamado dr itua, ella me dijo que él es un médico a base de hierbas y que puede curarlo todo. tipo de enfermedad me acerqué a él y le expliqué que soy un estrangulador allí afuera me preparó una medicina herbal y me dijo cómo beberla durante dos semanas, cuando llegué a mi habitación de hotel le eché un vistazo y luego dice una oración antes de beberlo sin saberlo después de dos semanas fui a la prueba y descubrí que era negativo corrí hacia él para pagarle más, pero él se niega y dice que debería compartir sus trabajos para mí en todo el mundo para que las personas enfermas puedan ver también. Estoy escribiendo mucho sobre él esta temporada, así que así fue como me curé al beber la medicina herbal dr itua, es un hombre cariñoso con un corazón piadoso. bueno, todo lo que decidí pasó por mí y cómo vas a tratar este nuevo aspecto de tu vida. no tiene que sufrir solo y está bien pedir ayuda. tampoco tiene por qué ser un demonio constante, ya que llegarás a conocerte a ti mismo ya tu cuerpo de una manera mucho más profunda que la mayoría de las personas. aproveche esto, ya que le ayudará a apreciar las hierbas africanas hechas. dr itua información de contacto. correo electrónico ... drituaherbalcenter@gmail.com www.drituaherbalcenter.com número de whatsapp .... + 2348149277967.