segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Contrações de Braxton Hicks




As contrações chamadas de Braxton Hicks normalmente começam a aparecer por volta da vigésima semana de gestação. Essas contrações podem ser sentidas mais cedo ou com maior intensidade se for a segunda ou terceira gestação. Você perceberá os músculos do seu útero contraindo-se por 30 a 60 segundos. Entende-se que o útero está exercitando-se, preparando-se para as contrações verdadeiras de trabalho de parto que ajudarão a empurrar o bebê quando chegar a hora de nascer.

Nem todas mulheres sentem essas contrações esporádicas e normalmente indolores, que ganharam esse nome de John Braxton Hicks, um doutor inglês que foi o primeiro a descrevê-las em 1872.

Essas contrações iniciam-se na parte superior do útero e vão gradualmente descendo antes de relaxar novamente. As contrações do trabalho de parto são mais prolongadas e bem mais intensas que as Braxton Hicks. Para a mulher que esteja em sua primeira gestação pode vir a pergunta em sua mente: "Como saberei diferenciar as Braxton Hicks das contrações verdadeiras?“ A resposta pode parecer vaga mas, é praticamente impossível não diferenciá-las no momento em que o trabalho de parto efetivamente se iniciar.

Mesmo sendo indolores, essas contrações podem ser desconfortáveis. As Braxton Hicks podem aparecer enquanto a mãe está exercendo alguma atividade física mesmo as que requerem pouco esforço físico como tirar compras do carro. Se você sentir desconforto deite-se e relaxe por alguns minutos, se não melhorar, caminhe devagar pelo ambiente. De maneira geral, mudar totalmente a posição do corpo pode fazê-las parar por completo.

É recomendável beber bastante água para ajudar a minimizar as contrações que também podem ter sido causadas por desidratação. Em geral, uma falta de líquidos torna seu útero mas irritável - mais uma das muitas razões para beber muita água enquanto você estiver grávida, pelo menos oito copos de água por dia. Não se esqueça.

Porém, comunique seu médico se as Braxton Hicks vierem acompanhadas dos seguintes sintomas:


* Dor na parte inferior das costas

* As contrações forem regulares e seu intervalo estiver diminuindo
* Perda de líquidos através da vagina

Estes sintomas podem indicar o início do trabalho de parto, até mesmo um parto prematuro, e exigem atenção médica.
PUBLICIDADE






7 comentários:

Anônimo disse...

Linda, eu comecei a sentir essas contraçoes com 28 semanas, foi qdo consegui identifica-las agora vem aumentando, mas logo vc pode percebe-las as vezes incomoda, mas nao doe(as minhas)...Passei pra deixar um beijo grande!

Raquel disse...

Oi Juli passei pra te desejar uma linda semana bjs pra vcs dois

Anônimo disse...

É muita atençao nessa hora pq eu pensei que as minhas fossem braxton hicks mais nao eram e lá se foi meu bebe quando lembro me doi a alma pq se eu soubesse talvez teria feito algo antes de ser tarde demais...entao muita atençao amiga bjinhos e uma ótima semana.

Anônimo disse...

Olá July,
Tudo bem com vc? e o Pedro?
Passando pra deixar um bjaum pra vcs e um otimo fim de semana!!!

Anônimo disse...

Oi Juli!
Eu comecei a ter estas contrações com 22 semanas e desde então vivo indo à médica (quase toda semana) e fico no CTG. Repouso e magnésio são recomendados e agora mesmo estou de molho em casa por causa das benditas contrações de BH.
Melhor fazer tudo direitinho.
Beijo pra vc
ana
www.filhosdamae.wordpress.com

http://meuprimeirofilho.spaces.live.com disse...

Olá,
obrigada pela visitinha ao meu blog...eu já tenho acompanhado o seu...
Parabéns pelo Pedro
Bjos

Anônimo disse...

Tudo passa... Contrações, desconforto, até os sonhos, durante a noite, da primeira mamãe... Basta estar com a saúde em ordem, bem acompanhada, que o resultado na maternidade se transforma em amor, para o resto da vida.

Bjs