
Ideal para combater cansaço devido às suas propriedades energéticas, o mel combate à gripe, tosse e demais doenças.
Sendo um nutriente rico em propriedades naturalmente antiinflamatórias e anti-bacterianas, o mel é excelente fonte energética de saúde. Segundo a médica ortomolecular Diana Campos, o ideal seria a que consumo de uma colher de sopa de mel ao dia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) também considera o alimento o mais completo da natureza, uma vez que oferece mais de 70 substâncias essenciais ao organismo.
Encontrado nas mais diferentes formas, atualmente o mel pode ser consumido de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. Os méis compostos, por exemplo, produzidos pela Néctar Floral, compõe diversos extratos vegetais e extrato de própolis, cada um com propriedades e benefícios específicos diferentes dos encontrados no mel puro, a depender da flor que a abelha polimizou.
O Mel com Própolis e Agrião é excelente para auxiliar no tratamento de gripe, resfriado, tosse e bronquite; enquanto o Mel com Própolis e Eucalipto, além disso, é eficiente também contra as inflamações da boca, garganta e gastro-intestinais.
É importante salientar que, ao contrário do açúcar de cana, que é processado com muita química, o mel de abelhas é composto de açúcares simples que entram direto na corrente sangüínea, promovendo energia imediata ao organismo.
"Aliás, o mel é o melhor e mais antigo adoçante usado pelo homem, o único que contém proteínas, vitaminas e sais minerais", afirma o gerente nacional da Néctar Floral, Maurílio César Pinto, lembrando que o mel produzido pela sua empresa é totalmente orgânico, ou seja, sem aplicação de inseticidas na fonte.
Dica
Para os menos adeptos de açúcares, o uso na gastronomia é uma boa pedida, podendo ser utilizado na pincelagem de carne assada, sobremesas ou no lugar do açúcar branco que é pura caloria.
Fonte