quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bebê sabe-tudo!


Assim que a gente engravida, tem de tomar cuidado com o que faz porque o sujeito lá dentro saca tudo. Ao responder a estímulos como o som da sua voz e o balanço da barriga quando você dança, o cérebro dele já começa a formar conexões.

Os egípcios já pensavam na vida intra-uterina, filósofos da Antigüidade falavam em inteligência fetal e é de Leonardo Da Vinci a frase “a mesma alma governa dois corpos”, sugerindo que o que a mãe faz e sente influencia na formação do bebê. Pesquisas sobre psiquismo fetal demonstram que as habilidades apresentadas pelos recém-nascidos começam a se desenvolver muito antes de nascerem.

Até a década de 1980, o útero era visto como uma caixa-forte, que isolava o feto do mundo. Acreditava-se que a seqüência e o ritmo do desenvolvimento eram determinados apenas por componentes biológicos e genéticos e o ambiente pouco interferia. Tudo isso caiu por terra com a evolução da ciência e coisas que agora nos parecem banais, como o ultra-som: já está comprovado que a partir da 20ª semana de gestação o bebê reage a estímulos auditivos. Traduzindo: é capaz de escutar e consegue reconhecer a voz da própria mãe entre as de outras mulheres. E essa capacidade não é biológica, não está inscrita nos genes. Ou seja, é aprendida.

Dizem até que é bom expor o bebê a sons de diversos idiomas, além da língua materna. Se nunca teve contato com francês, inglês, espanhol, vai-se perdendo a capacidade de distinguir os sons dessas línguas. Mas não vai pirar, hein? Não vale entrar na neura de ensinar mandarim para embrião. Socorro!

Fonte

5 comentários:

Cau disse...

Juli
Está linda a barriga hein@?

Como vcs estão???

bjs
Clau

Mamãe Raquel disse...

Oi Juli que legal...eu achei a Neomater ótima e eue que moro em SBC é pertinho

sua barriga está linda...vc está de quantas semanas mesmo ???

bjs meu e do Rafa

Cris Campos disse...

Nossa, a foto tá linda!
o texto bem legal, adorei!
bjos

cynthia disse...

Essa minha amiga é muito inteligente mesmo.... eu já falei que esse menino quando nascer vai ser um gênio!!! Beijosss amiga

Dayse disse...

Interessante!
Beijos ao casal!!