quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Comida de adulto gera défcit de ferro em bebês




Pesquisa realizada com 513 mulheres que deram à luz nos municípios paulistas de Sumaré e Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), apontou que 49% das crianças apresentaram deficiência de ferro nos primeiros 180 dias de vida. Um dos principais fatores relacionados ao desenvolvimento da anemia, denominada ferropriva, seria o consumo dos mesmos alimentos ingeridos pelos adultos.

A pesquisa mostrou que 87 crianças consumiam a mesma comida que a família, sendo que, deste número, 57 tinham anemia, ou seja, 65,5% dos bebês. A média de idade encontrada para introdução da comida dos adultos para as crianças foi de quatro meses.


Os bebês, nos primeiros meses de vida, precisam de porcentagens de ferro seis vezes maiores do que as de um adulto. Enquanto uma pessoa na fase adulta precisa de 18 microgramas de ferro diariamente, o bebê necessita de 120. Neste sentido, o leite materno fornece ferro de boa biodisponibilidade.

Segundo o estudo, apenas 6% das mulheres mantinham a exclusividade no aleitamento materno.

Fonte

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Eu tbm estou grávida espero uma princesinha q está quase nascendo, falta pouquinho, aconselho vc a curtir cada instante, é tudo tão mágico e único!!! Beijoooooos Felicidades http://natalia.eduardo.zip.net/

Raquel disse...

Oie Juli....como foi o feriado hein ?

Eu estou de repouso novamente...indisposiçoes intestinas....

um lindo final de semana e obrigada pela visita

bjs meu e do Rafa

Anônimo disse...

Oiee...!! Super interessente esse artigo da alimentação!! Um lindo fim de semana pra vcs!! Bjosss!!