sábado, 7 de fevereiro de 2009

Limpo, mas nem tanto


A criança precisa se sujar até mesmo para poder aprender a se limpar! Já está mais do que provado que a criança aprende por meio das sensações e se ela não colocar a "mão na massa" fica apenas como espectadora da vida. Vivenciar e experimentar todas as sensações disponíveis no ambiente em que vive faz com que a criança adquira um repertório que lhe permite amadurecer.

Experimentar e testar estas sensações são importantes para o equilíbrio da saúde física e emocional.

Recente estudo feito por cientistas britânicos comprova que o contato e a exposição à terra estimulam a felicidade, além de melhorar o humor. Pesquisas comprovam que pacientes tratados com bactérias, normalmente encontradas no solo e não prejudiciais à saúde, sentem significativa melhoria na qualidade de vida.

Isto não significa que os cuidados com a higiene devam ser ignorados, mas devemos salientar que não devem ser supervalorizados para permitir que a criança entre em contato com esse mundo tão rico.

A criança precisa viver com liberdade para experimentar o mundo que a cerca. É importante que tenha o seu momento de se lambuzar com um sorvete; de botar os pés no chão para sentir aquela gostosa sensação de pisar no chão de terra, de grama ou cheio de pedrinhas que lhe provocarão os sentidos, desafiarão o seu equilíbrio de tal forma que esta estranheza lhe permita aprender e olhar por "onde pisa" literalmente.

O bom senso é sempre um bom caminho na busca do equilíbrio. A criança precisa ser protegida, mas merece ter preservado o direito de brincar com a terra, com o barro, com a areia. Ela precisa se sujar até mesmo para poder aprender a se limpar!

Um bom começo é partir do princípio de que tudo pode ser limpo com água e sabão, então por quê não? A Roupa suja, podemos lavar; os pés ficam encardidos e o rosto se lambuza, mas podemos lavar. Enfim, não é justo lhes roubar este prazer de se sentir, de se explorar.


Fonte

8 comentários:

Maria José disse...

Que belo post adorei e as fotos estão demais
bjokas

Ju disse...

"se sujar faz bem" precisamos deixar que nossos pequenos experimentem novas texturas.... se sujar.... vai pro molho....rsrsrs...

Anônimo disse...

Olá Juli!

Parabéns atrasado ao Pedro, pelo seu primeiro aniversário!

Quanto ao post, acho que se sujar vale muito a pena, e faz parte.

Adorei o post, mesmo.

Beijinhos,

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Tô contigo e não abro... Também acho que criança tem que se sujar, até porque, isso é uma delicia pra eles. E de que vale ser criança se não for pra fazer as coisas divertidas da vida !

Bjs

Anônimo disse...

Sem dúvida querida mamã!Aqui temos uma publicidade que passa na televisão, sobre um detergente (Skip) que diz que sujar é bom!Uma criança que não se suja não está a brincar (logo a aprender) a 100%!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Anônimo disse...

Haa amiga eu deixo sujar, pq se não ficam aquelas crianças gdes e com frescura de tudo neh, a Mady acha sujeirinha e me entrega depois limpa as mão e fala: susi...rsrsrs
Isso pq ela nao tem muito contato com parque, eu falo q preciso leva-la mais ao parque com areia pra ela acostumar a se lambusar pq é saudavel de vez enquanto neh
Bjuuuuu nos 2

Anônimo disse...

Lindo, fofo demais! Estou com muitas saudades!!

Anônimo disse...

Juli

Agradeço as palavras, a solidariedade e força dada ao Blog da Santa, e que agora está em novo endereço. Espero sua visita.

http://blogdasanta.blogs.sapo.pt/

Bjs