quinta-feira, 2 de abril de 2009

Seu bebê já fala?





Foto: Pedro "conversando" durante passeio no zoológico de Recife





Aí vão algumas dicas:

- Converse muito com seu bebê e, principalmente, olhando para ele. Assim poderá ver os movimentos que a mamãe faz com a boca e as expressões de seu rosto, importantes para a comunicação.

- Na fase de desenvolvimento da fala, não fale em diminutivos e nem como uma “tiancinha” (criancinha). Além de ser algo super chato, falar com jeitinho infantil dificulta o entendimento da criança que ainda não sabe qual o som correto das palavras.

- Nomeie tudo para a criança. A hora do banho é ideal para o pequeno conhecer as partes do corpo com as perguntas: “Onde está o pé? E o cabelo? Os olhos?”. Ou então: qual é a cor dessa maçã?

Atenção:

Proteção em excesso pode atrapalhar a fala - Uma criança que convive na maior parte do seu tempo com adulto e esses adultos fazem tudo para a criança sem que ela precise pedir, como pegar um copo de água quando a criança aponta para o filtro, não tem necessidade de falar.

Os pais precisam entender a seguinte lição: a criança precisa sentir necessidade de falar. É um processo novo e difícil para a criança. Se ela aponta e tem o que quer na mão, sempre usará dessa atitude para conseguir o seu desejo e não será forçada a falar.



Fonte

4 comentários:

Eliane de Sá disse...

Menina isso é a mais pura verdade! Meu filhote consegue se expressar super bem sem dizer nada, só apontando o dedo e falando humhum! A médica dele nos disse que enquando adivinharmos tudo o que ele apontar, ele nào vai falar! E agora estamos aqui, mudando nossas atiutes com ele para ver se ele desencanta!
Beijos,
Eliane e André

Maria José disse...

Que belas dicas, obrigada
bjokas

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Obrigada pelas dicas ;o)
Bom fim-de-semana.
Beijos
Tété & Xavier

Toque das ruas disse...

Cheguei aqui por acaso, através do Blog Bom Apetitinho. Parabéns a família bonita de Pedro, dedicada as coisas simples e bonitas da vida.