domingo, 26 de julho de 2009

Neném passeia, mesmo se está frio

Sair de manhã e levar seu filho para conhecer as árvores, os bichos, outras crianças. Existe programa melhor? Mas as mamães temem que a umidade e o frio provoquem doenças. Nada complicado: basta tomar alguns cuidados e...aproveitar a gostosa companhia.

Se o dia está apenas nublado ou apresenta um solzinho tímido, a criança está bem de saúde, com as vacinas em dia e já entrou no segundo mês de vida, não há razão para deixá-la sem uma volta ao ar livre. Qualquer dúvida, converse com o pediatra.

Pé na estrada
Em um dia frio, mas ensolarado (como geralmente acontece nas cidades do sul do Brasil), saia de casa um pouco mais tarde – em torno de 9h e 9h30m. Depois das 10h, evite expor o neném diretamente ao sol, pois a partir desse horário, os raios ultravioleta são prejudiciais à sua saúde. Caso resolva permanecer um pouco mais, procure um local de sombra. De qualquer modo, é ideal que o passeio não dure mais que 30 ou 40 minutos, a não ser que o tempo piore, o que indica a imediata volta para casa.
Se o dia estiver muito frio, altere um pouquinho o horário e o roteiro do programa. Saia, por exemplo, às 10h30m e opte por um lugar mais próximo e sem muita umidade, como o playground do seu prédio, por exemplo.
No Rio de Janeiro, nas cidades do Nordeste e em outras regiões mais quentes, não há problema em sair mais cedo com o bebê– lá pelas 7h – e voltar para casa em torno das 9h. Com os mesmos cuidados, é claro, em relação aos raios solares.

Atenção!
A ação do frio é capaz de ressecar a pele da criança. Se achar necessário, faça uma hidratação com um creme especial, no rosto e no corpinho, depois do banho. Peça ao pediatra que indique um produto de boa qualidade.

No bom caminho
O trajeto que você percorre levando seu filho no carrinho, conta muito: nada de ruas enfumaçadas, cheias de tráfego, buzinas e poluição. Prefira pracinhas arborizadas que são pontos de encontro de crianças.
O calçadão da praia pode ser uma escolha excelente, mas em algumas regiões há ventos fortes e desagradáveis, que podem deixar a criança sujeita a otites ou doenças respiratórias.

Atenção!
Evite passeios no shopping. Esse e outros lugares fechados, como os elevadores ou as pracinhas internas dos centros comerciais, são ambientes de ar refrigerado. Por isso, facilitam a reprodução de ácaros e favorecem a transmissão de doenças. Vale lembrar que, apesar do frio, os espaços abertos são sempre os mais saudáveis.


Zilda Ferreira
Consultoria: Regina Sarmento,
nutricionista materno-infantil e especialista em Cuidados com o Bebê

7 comentários:

Cau disse...

July
Como está o Pedro?
deixei um selinho para vc no meu blog http://www.e-familyblog.com/blog.php?user=cacausp&note=6862

bjs
Cau

Maria José disse...

è assim mesmo passear,
ele está tão lindo
bjokas

Simone (Little Owl) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone (Little Owl) disse...

Julianna, obrigada pela visita e pelo elogio, seja sempre benvinda em nosso blog.
Parabéns pelo Pedro, ele é lindo d+!

abraços

Simone
www.salvemasnossascriancas.blogspot.com

Fabiana disse...

Oi querida, tem selinho pra você no meu blog.
Bjks

Bruna e Alicia disse...

Oi querida. Voltamos de ferias passei para te desejar uma bela semana com muita luz. küss

tinok disse...

Olá,
Gostaríamos de mandar sugestões de pautas de nossos produtos. Qual o email para envio?
Att.
Tinok – www.tinok.com.br – tinok.com.br@hotmail.com
Visite nosso perfil no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001355149631&ref=search