quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inseparável paninho

Você anda intrigada com o fato de seu filho resmungar toda vez que você precisa lavar aquele coelho de pano prá lá de sujo de tanto ser arrastado pela casa, pelo parque e ir para o berço? É, de fato esses paninhos são objetos muito queridos para as crianças nessa faixa etária. Significa inconscientemente o seio da mãe. Com ele a criança se sente mais segura e tranqüila, como se fosse um aconchego. Recebem até um nome pomposo: objeto transacional ou de transição. Por isso, não há motivos para tirá-lo. Não agora!


Mas, se toda vez que o coelho vai para a lava-roupa e depois para o varal, seu filho não gosta e abra um berreiro muito grande, o jeito é chamá-lo para ajudar a lavar o trapinho e participar da limpeza. Se for o caso de substituí-lo, faça-o lentamente. Ou seja, deixe o paninho antigo com o novo. As chances de, com o tempo, ele transferir para o novo o que o outro representa pode ser grande, porque para a maioria das crianças o importante é o cheiro, que lhe é familiar.


Só que essa tática nem sempre dá certo. E então resta à família sentar e espera a fase passar. Aos poucos, a criança troca o pano por outros objetos do coração, como um brinquedo. Incentivá-lo com outras brincadeiras pode ajudar a esquecer o coelho maltrapilho mais cedo. O ideal é que a criança abandone a idéia de ter um paninho até os 5 anos. Depois dessa idade, os interesses são outros como, por exemplo, o início da alfabetização. Se o pano persiste em fazer parte do cotidiano infantil, então uma conversa com um profissional sobre a continuidade dessa mania deve ser considerada. Já imaginou arrastar um mesmo paninho ou coelhinho por cinco anos seguidos? Só mesmo o Linus, das tirinhas do Snoopy.
Fonte: revista Crescer

10 comentários:

Anônimo disse...

Ola. Alicia ñ se apegou em nada disso para dormir. Ela dormir com qualquer coberto desde que ela possa enrolar nas pernas e tenha a chupeta e depois que adormecir deixa tudo. Eu quando criança me apeguei em fraldinhas era dificil minha mãe lavar. Cada criança com uma mania. RS
Bruna & Alicia

Anônimo disse...

\\\\\Olá, espero que gostem da ´notícia.Vamos dar um curso de Shantala em Niterói. Um abraço.

Mara disse...

Olá, esperamos que gostem da notícia. Vamos dar um curso de Shantala em Niterói.Um abraço.

Anônimo disse...

Olá, estou passando para deixar um recadinho pra visitar meu blog, trabalho com artes personalizadas para aniversário, faça uma visitinha, ficarei feliz.
www.encantadomundodospersonalizados.blogspot.com

Viaje na Leitura disse...

Nossa essa do paninho é demais,tenho um filho de 5 anos que dorme segurando a minha aliança(podee?)e agora meu bebe tem só 4 mesitos,e ja dorme agarradinho no trapinho,bjos

Anônimo disse...

Olá querida mamã, por aqui a Joana adora um cãozinho amarelo de peluche que a avó materna lhe comprou quando eu ainda estava grávida!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Aracéli e Paulo Carneiro disse...

Olá!!! Visitei seu blog por acaso a procura de ajuda sobre a Roséola... E achei muito bacana!!! Me ajudou muito!
Parabpens pelo filho lindo e pela mãe que é!!!

Abraços Aracéli e Helena.

Daniele disse...

O meu adoro um ursinho de pelúcia super antigo que a minha mãe trouxe pra mim da Disney quando eu tinha 6 anos.... Lá se vão mais 30...mas o ursinho ainda toca uma música linda, e ele tem que dormir com a música e abraçado com o ursinho, é demais!

BB Fraldas disse...

acesse o site www.bbfraldas.com.br e confira os produtos!

Anônimo disse...

Olá,
Gostariamos de convidar todas as mamães e papais a visitarem nosso site que possui produtos destinados a deixar a festa de aniversário do seu príncipe ou princesa ainda mais linda.
www.tudopersonalizado.com.br
Criamos arte/design para os mais variados produtos:convites, cartões, tags, lembranças, brindes,revista de colorir etc.
Trabalhamos de uma forma diferente, mais econômica para nossos clientes. Confira!

Obrigado. Esperamos vocês lá!
TuDo Personalizado