terça-feira, 22 de junho de 2010

Bisfenol-A

O que é bisfenol-A (BPA)?
O bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. O BPA também é utilizado no revestimento interno de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.

Por que o bisfenol A é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é transparente, forte, leve e duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem.


O contato com o bisfenol-A traz riscos à saúde?
Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Quais são os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde?
Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiroide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Como estamos expostos ao bisfenol A?
Bebês e crianças:
há duas formas mais comuns de contato com o BPA:

1 – O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.
2. O BPA também pode migrar de latas, como as de leite em pó, e assim ser ingerido pela criança. É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.

Como evitar o contato com o bisfenol A?- Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro. - Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico. - Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.

Como proteger o meu bebê do bisfenol A?
- Evite ingerir bisfenol-A se estiver grávida ou em fase de amamentação;
- Dê leite materno;
- Prefira mamadeiras de vidro ou que tenham o selo BPA free.

Para mais informações, pesquisas e notícias sobre o bisfenol-A

12 comentários:

Maria Adriana disse...

Amiga,
Também tenho um post sobre o bisfenil-A. Cheguei a enviar um e-mail para Nuk para pedir maiores explicações. Eles me retornaram e disseram que os niveis são aceitaveis. Mãe sofre!
Beijos no coração.
Madri

Jornada aos restos do mundo disse...

Oi Julianna, muito obrigada por ajudar a divulgar a campanha contra o bisfenol em produtos infantis. Acompanhe o tema no http://www.otaodoconsumo.com.br
Beijos,
Fernanda Medeiros

tinok disse...

Olá,
Gostaríamos de mandar sugestões de pautas de nossos produtos. Qual o email para envio?
Att.
Tinok – www.tinok.com.br – tinok.com.br@hotmail.com
Visite nosso perfil no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001355149631&ref=search

Aline disse...

Olá! Trabalho com decorações infantis! Acesse meu blog http://www.kinderfestas.blogspot.com/e veja fotos!

Abraço

Aline

Bete Strøm disse...

Boa Noite,

Muito interessante esta matéria, eu também vou divulgar esta campanha pois nem sabia que existia produto quimico que faz mal para saúde em plasticos e como cuido bem do meu bichinho, vou me atentar melhoe...Bjs e visite meu blog.
http://betestrom.blogspot.com/2010/08/1-de-agosto-dia-mundial-da-amamentacao.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FchFiF+%28Meu+filho+minha+vida%21%21%21%29

Divulgue que hoje é o dia mundial da amamentação!

Bjs

Lucila disse...

Mães de todo o Brasil, também acho um absurdo não termos produtos livre de BPA e saber que o nosso país esta mais uma vez atrasado em relação a um assunto tão importante, mas, saibam que já está no Brasil uma das marcas amercianas mais vendidas nos Estado Unidos. As garrafas Nalgene são totalmente livre de bisfenol e é feita de CopoliesterTritan. Procurem nas lojas infatins a garrafa GRIP-N-GULP da NALGENE.

tinok disse...

oie

Ana disse...

Olá eu sou a Ana!
venho convidar-te a visitares o meu cantinho em http://www.baudasartes-artesanato.blogspot.com/.
aguardo visita
:)

Kaline disse...

Oi!mt interessante,estou com dificuldade de encontrar uma mamadeira de vidro! estou começando um blog sobre meu bebe!espero sua visita www.marcelaabreuhecht.blogspot.com

Bete Strøm disse...

Entre no meu blog para ver fotos do meu príncipe de apenas quatro meses! E aproveite está rolando **Sorteio de Egeo boticário, veja no meu blog:
http://betestrom.blogspot.com/2010/09/sorteio-egeo-boticario-aqui-no-meu.html
/(,")\\
./_\\. Beijos no coração e que Deus te abençoe!
_| |_................

Anônimo disse...

Está vindo uma garota?
Que bom!
Um abração.
Maria Oliveira

Juliana disse...

Oi, sou a Juliana, mãe do João Pedro, 8 meses. Meu filho começou a usar a mamadeira agora. Com certeza tem que ser BPA fre já que até nos EUA e Europa só podem ser vendidas mamadeiras BPA free! Uma dica, comprei algumas unidades em um site muito legal, chamado mercadodobebe.com, chegou certinho e no prazo. Vamos cuidar de nossos babys. Até mais!!!