quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Durma com uma barriga dessas


Já no comecinho da gravidez a futura mamãe, provavelmente, terá de modificar um de seus hábitos mais arraigados: a posição para dormir. Os seios ficam muito sensíveis desde os primeiros dias, o que é má notícia para as que sempre pegaram no sono de bruços. "Deitar de barriga para cima também não ajuda as que têm tendência ao ronco ou à apnéia (parada da respiração durante o sono)", diz a neurologista Rosana Cardoso Alves, presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Sono, filha de Antônio e Conceição.

O melhor é ir se acostumando com a posição ideal para gestantes: o decúbito lateral esquerdo. Traduzindo, goste ou não, será melhor deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo. Essa acomodação deixa livre a veia cava, que devolve o sangue da parte inferior do corpo para o coração. Conforme sua barriga vai aumentado, o útero pressiona mais e mais essa veia quando você se deita do lado direito, o que pode trazer falta de ar. "Nas grávidas com hipertensão, dormir do lado esquerdo é obrigatório", alerta o obstetra Mário.

PARA UMA NOITE TRANQÜILA

  • Durma com travesseiros extras onde sentir necessidade, como entre as pernas, sob a barriga ou atrás das costas. Existem modelos especiais para grávidas, procure em lojas de artigos para bebês.

  • Durma sobre o lado esquerdo do corpo. Caso sinta muito desconforto na coluna, vire-se por alguns segundos, mas volte à posição.

  • Atenção à temperatura do quarto. A gestante geralmente sente bem mais calor que o normal, e uma colcha a menos pode fazer muita diferença.
  • À noite, faça refeições leves. Evite carnes, alimentos de difícil digestão e aqueles que lhe dão azia.

  • Um copo de leite morno ou um chá de ervas pode ajudar você a pegar no sono mais facilmente (já que levantar para urinar é mesmo inevitável).

  • Pratique exercícios físicos durante o dia, mas somente aqueles indicados para gestantes, como hidroginástica, ioga, alongamento e caminhadas curtas.

  • Mantenha a regularidade. Dormir e acordar sempre no mesmo horário irá ajudar tanto o seu sono como, futuramente, o do bebê.
Fonte: http://revistapaisefilhos.terra.com.br/edicoes/420/reportagem.asp

3 comentários:

Anônimo disse...

OIE PRIMEIRINHA!!! NOSSA A QUANTO TEMPO NÃO VENHO AQUI!! EU QUERIA AGRADECER PELO CARINHO E PELA FORÇA, SEMPRE QUE PUDER VIREI AQUI TE FAZER UMA VISITINHA. BEIJOS, UM ÓTIMO FERIADÃO E FIQUEM COM DEUS.

Raquel disse...

Oi Juli...como vai vc e o meninão ???? Já decidiram o nome ???

Menina sobre o sono até o 5 mes tava beleza....agora que estou de 6 meses...é dificil, me viro, tudo incomoda, azia..., banheiro, sede, calor...mas vida de mae é assim já começa na gravidez a ficar dificil hehehe

bjs meu e do Rafa

Raquel disse...

oie passei pra te deixar um beijo

meu e do Rafa