quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sorriso de bebê tem efeito de droga na mãe, sugere estudo

Esse sorriso é mesmo uma viagemmmm :)

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que o sorriso de um bebê pode provocar na mãe uma reação de prazer semelhante a que se obtém com o uso de drogas.

A equipe de especialistas, do Texas Children's Hospital, realizou uma experiência com 28 mães de primeira viagem, cujos filhos tinham entre 5 e 10 meses de idade.

As voluntárias foram submetidas a exames de ressonância magnética enquanto olhavam fotografias de seus próprios filhos e de crianças desconhecidas.

Algumas fotos mostravam as crianças sorrindo, enquanto outras revelavam expressões neutras ou de tristeza.

O exame mostrava o fluxo sanguíneo nos cérebros das mães e as áreas cerebrais mais ativadas na medida em que elas olhavam as fotos.

Dopamina

Os cientistas verificaram que ao ver imagens de seus filhos sorrindo, áreas do cérebro associadas à recompensa e prazer ficaram "ligadas" ao mesmo tempo em que observaram o aumento da produção da substância química dopamina.

A dopamina estimula o sistema nervoso central, produzindo adrenalina, e está por trás da dependência em jogo, álcool e drogas.

"Estas são as mesmas áreas que foram ativadas durante outros experimentos ligados a dependência de drogas", disse o coordenador da pesquisa, Lane Strathearn.

A força da reação cerebral variava com a expressão facial dos bebês, acrescentou Strathearn.
Os cientistas verificaram maior atividade cerebral quando as mães viam as fotos de seus filhos sorrindo. Ao ver expressões de tristeza em seus bebês a reação do cérebro era bem menor.

Os pesquisadores também observaram poucas diferenças entre as atividades cerebrais das mães quando viam fotos de seus bebês chorando e suas reações ao ver imagens de crianças desconhecidas chorando.

Os especialistas afirmam que o estudo, divulgado na publicação científica Pediatrics, pode explicar a forte ligação entre mães e filhos.

"A relação entre mãe e filho é crucial para o desenvolvimento da criança e algumas vezes essa ligação não se constrói normalmente", disse Lane Strathearn.

"Negligência e abuso podem resultar em efeitos devastadores para o crescimento da criança", completou o pesquisador.

7 comentários:

Maria José disse...

Que coisa mais linda.
bjs

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Acredito que sim porque me sinto "drogada" sempre que o meu filho me sorrie ;o)
E o sorriso lindo do Pedro também é bem contagiante.
Beijos
Tété & Xavier

Mrs. Mom disse...

Ki legal esse estudo e eh realmente verdade, naum tem nd melhor que ver minhas pekenas sorrindo, amo demais!... boa semana!

Suzana disse...

Olá... vi seu blog no Blog da Vivi. Eu tmb tenho um Pedro. Ele tem 1 ano e 3 meses. Tmb tenho um blog pra falar dessa rotina de mãe. Depois entra lá. Suzy
http://suzanaleite.wordpress.com

disse...

Olá, vi seu blog em algum blog de alguma outra mamãe heheh!
Achei lindo,muito interessante! Tambem sou mãe de primeira viagem, meu filho ja tem um aninho. REsolvi fazer um blog sobre isso tambem!

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Bah tá ai a explicação rsrsrsrs...

Beijos

Meus pequenos Príncipes disse...

Nossa amei esta materis,pois é a mais pura verdade, sinto um imenso prazer em ver o sorriso do meu filho...o sorriso dele me acalma.
SE estou nervosa com alguma coisa e ele sorri, pronto já fico ótima! Kkkkkkkkkk
Adorei o seu blog, vou te linkar ,ok?

Bjinhos

Ps: Lindo o seu bebê...