quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O que é um menino?


Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino. Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos têm o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma -quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para. As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.

Quando você está ocupado, um menino é um conversa-fiada intrometido e amolante. Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.

Um menino é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro - e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvetes, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água (no seu "habitat" natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Não partidário de catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e hora de dormir.

Ninguém se levanta tão cedo, nem chega, tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maça comida peta metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um cruzeiro, um estilingue e um fragmento de substância ignorada.

Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora do seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-lo de sua mente. Queira, ou não, ele é seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão - um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrencas. Mas quando ã noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Alo Papai!"...

Alan Beck

8 comentários:

Maria José disse...

E o teu menino é lindo que menino ternurento com um sorriso maravilhoso e que palavras lindas
bjs

Rita Bonifácio disse...

Olá meu nome é Rita e sempre visito o Blog da Giovana e também sempre passo no seu, como quase todas nós somos de primeira viagem é muito bom compartilhar ideias.., espero poder compartilhar com vc também...Seu filho é uma Graça..LIndoooooo..Que escritura linda..fala exatamente tudo que acontece...
Beijos
Fica com Deus !

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

O Pedro está um doce!
Obrigada por partilhares esse texto.
Espero que o Pedro esteja sarado da Roséola
Beijos
Tété Xavier

disse...

Muito legal o texto!
Espero que esteja tudo ok com voces!
um grande beijo!

Nathália Martins disse...

Estou iniciando minha viagem no mundo dos blogs e estive a visitar alguns. O seu é muito legal. Parabéns pelo lindo filho.
Abraços.

Anônimo disse...

Olá querida mamã, o teu filhote está tão giro!
Adorei este texto :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Adorei o texto... Meninos são mesmo tudo isso a algo mais. . .]

Beijocas pra vc e para o seu Pequenino

Raquel disse...

Amei o texto tb...é muito bom ter meninos hehehe

a foto sem comentários...fofo demais

beijos