segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sobre refluxo


Vez ou outra as mães me perguntam sobre refluxo, vou contar um pouco da minha experiência, pois meu bebê também teve, é preciso alguns cuidados e, claro, paciência.

O Refluxo Gastroesofágico (RGE) é a volta involuntária do conteúdo do estômago para o esôfago causando sintomas incômodos e/ou complicações. Pode se manifestar através de vômitos (quando o leite volta coalhado pelo suco gástrico) ou pela regurgitação (quando o leite volta integro, sem atingir o estomago) ou ainda em alguns casos sem a eliminação do leite ( refluxo oculto).


Existe o refluxo fisiológico e o patológico. A maioria das crianças tem o fisiológico, mesmo colocando o leite pra fora a criança não perde peso ou pelo menos não perde de forma preocupante, só o pediatra pode avaliar (o ideal é levar num gastro-pediatra).

Procure deixar a criança o mais ereta possível durante o dia e o berço deve ser inclinado pra que a cabeça fique mais elevada que o corpo (isso é muito importante, existem berços anti-refluxo que vc já adequa a posição). É melhor q a criança durma de lado e sobre o braço esquerdo, essa posiçao vai acelerar o esvaziamento do estômago e se ela tiver refluxo não corre o risco de engasgar. Vc pode usar um rolinho pra ajudar na postura. Fora isso, manter a criança ereta após a amamentação por pelo menos 40 minutos (é cansativo pq a criança fica muito no colo, mas é importante). E evite o bebê conforto, na posição semi-sentado faz pressão no abdômen e facilita o refluxo.

Ah, lembrar que o leite materno é o melhor, às vezes a mãe pensa em comprar o leite AR (anti-refluxo) ou engrossar mamadeira...isso só se a criança não mamar no peito mesmo. O leite materno é menos ácido (reduz o incômodo da azia) e digerido bem mais rápido (o que evita que o leite passe muito tempo no estômago e aumente a chance de refluir). Evite o enchimento excessivo do estômago, ofereça o leite várias vezes em menores quantidades.

E quando isso acaba??? Quando a postura do bebê vai ficando mais ereta. Por volta dos 6 meses, quando o bebê começa a sentar, percebe-se uma boa melhora. Mas, a maioria das crianças ficam bem mesmo quando começam a andar, por volta de um ano.

PUBLICIDADE





4 comentários:

tinok disse...

Olá,
Gostaríamos de mandar sugestões de pautas de nossos produtos. Qual o email para envio?
Att.
Tinok – www.tinok.com.br – tinok.com.br@hotmail.com
Visite nosso perfil no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001355149631&ref=search

Quarto bebe disse...

Nossa muito interessante essa descrição desse fator "refluxo".
Parabéns.

Juliana disse...

Olá! Adorei seu blog!Encontrei por causa do refluxo do meu bebê. Desde que ele nasceu tenho escrito um blog como você, Nossos Filhos, com vídeos e dicas variadas! Que bom poder trocar com mães como você, é muito importante para nós! Obrigada por seu blog! Dê uma passadinha lá no meu: www.blognossosfilhos.blogspot.com

Grande abraço, Juliana

Mariana disse...

Adorei o post! Esse assunto é interessante!