sexta-feira, 6 de julho de 2007

Pré-natal

Chama-se pré-natal o acompanhamento de saúde da gestante que o obstetra faz desde os primeiros dias da gravidez até o momento do parto. Como a futura mamãe passa por alterações físicas e emocionais, nesse período, é importante que cuide de si mesma e do seu futuro bebê sob a orientação de um médico.

Consultas ao médico

Logo que se confirma a gravidez, a mulher deve iniciar seu pré-natal, pois, assim, compreenderá melhor o que se passa com seu corpo e ficará mais tranqüila. Na primeira consulta, o médico fará um exame clínico completo, inclusive avaliação ginecológica, e solicitará exames de laboratório. Recomendará dieta alimentar adequada e pedirá que a futura mamãe volte regularmente para acompanhamento do desenvolvimento do bebê. O intervalo entre as consultas deve ser de, no máximo, cinco semanas. No último mês, esse intervalo deverá ser semanal.

Exames de laboratório

Todos os exames solicitados pelo médico têm a finalidade de detectar algum problema materno que possa afetar a saúde do bebê. São eles:

Hemograma - para pesquisa de anemia
Teste ELISA - para pesquisa de AIDS
VDL - para pesquisa de sífilis
Exame de grupo sangüíneo e fator RH
Papanicolaou - para análise do colo do útero
Pesquisa de rubéola e toxoplasmose
Glicemia de jejum pós - para pesquisa de açúcar no sangue
Exame de urina e urocultura - para pesquisa de infecção urinária e perda de proteína na urina
Exame de fezes - para pesquisa de verminose
Ultra-som - para avaliação do número de semanas da gestação e estado do feto. A partir do quarto mês de gestação, a ultra-sonografia consegue mostrar o sexo do bebê. Esse exame deve ser repetido mais vezes para que o médico possa acompanhar o desenvolvimento do feto.

Orientações médicas para a gestante

Ao longo dos nove meses de gestação, o obstetra orientará sua cliente sobre:

Condições físicas - De acordo com os exames clínicos e exames de laboratório, medicamento s convenientes. Nenhuma mulher deve auto-medicar. (Em caso de dores de cabeça ou gripe, deve telefonar para o seu médico).
Necessidade de vitaminas - Receitará suplementos vitamínicos que contribuirão para a saúde do bebê.
Dieta alimentar - Esclarecerá a gestante sobre dieta balanceada, de modo a manter o peso ideal.
Consumo de café, cigarros e álcool - Explicará os motivos da proibição de cafeína, fumo e bebidas, que podem prejudicar o bebê.
Combate ao estresse - Recomendará técnicas de relaxamento e cursos preparatórios para o parto natural.
Exercícios físicos - Aconselhará determinados tipos de ginástica e algumas atividades seguras, como caminhada e natação.
Preparo para o aleitamento e cuidados com a pele - Indicará cremes especiais para prevenir estrias no abdome e fortalecer o bico dos seios.

SINAIS DE ALERTA - Em caso de emergência, como crises de pressão alta, cólicas, perda de sangue, dores lombares ou trabalho de parto prematuro, é preciso telefonar imediatamente para o médico.

Recomendações

Toda gestante deve:

1. Organizar uma pasta com todos os exames de laboratório em ordem cronológica.
2. Guardar, em ordem, as receitas médicas, para seu próprio controle, no caso de precisar ser atendida por outro médico ·
3. Ter, sempre, à mão o seu cartão de acompanhamento pré-natal, preenchido com todos os dados.
4. Seguir, rigorosamente, a orientação médica.
5. Não faltar às consultas e exames marcados.

Associação Paulista de Medicina

Nenhum comentário: